A vida de Nun'Álvares em imagens

Nascimento e juventude

De escudeiro a guerreiro

Casamento com Leonor de Alvim e visão da guerra

Batalha de Aljubarrota

Monge, morte e canonização

Quadros da autoria de Els Smulders-Waijers.

6 comentários:

anónimo disse...

"Canonização" não. Se fosse estariam "descanonizados" todos os santos.

As "canonizações" feitas pelos novos critérios e sem as apertadas regras acostumadas, não validam nada, visto que há "canonizações" recentes que contrariama própria Doutrina da Igreja. Não houve canonização, ou estamos a falar de uma OUTRA "canonização" que não é a da Igreja.

É duro... lamento.

hmdantas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anónimo disse...

H.M. Dantas,

Diz bem. Acontece que para a canonização ser infalível ela tem que ser uma canonização. E para ser uma canonização está sujeita a requisitos indispensáveis tal como a DOUTRINA. Ora, se o novo método permite a violação dessa, e se houver falha contra a Doutrina, por exemplo, não há MATÉRIA canonizável. Etc etc... Dou um exemplo ainda mais extremo:

Se um Papa decretar infalivelmente uma "doutrina" que vá contra a Doutrina que ele mesmo é obrigado a guardar (conf. Concílio vaticano I) não há matéria para a infalibilidade.

Expliquei-me?

VERITATIS disse...

Caro Ascendens, surgem-me algumas questões:

Será que devemos duvidar da santidade destes "neo-canonizados"? De todos ou só de alguns?
Será que Nun'Álvares ou o Padre Pio, por exemplo, não são de facto santos?

anónimo disse...

Reaccionário,

Penso que parte da resposta está no que significa uma canonização. Por exemplo, há quem morra santo e não é canonizado. A Canonização consiste em colocar uma pessoa santa como MODELO a toda a Igreja (portanto, alguém que, sendo santo, serve de CANON).

Nuno Alvares Pereira pode ser Santo e pode ou não ser canonizável. Contudo, como o processo de canonização hoje não oferece segurança, e se comprova que não canonizáveis são hoje "canonizados", ficamos sem saber se Nuno Alvares Pereira é Santo realmente.

Não sei se respondi.

anónimo disse...

Acho que este artigo dá mais pistas... contudo acho que ele nao toca mesmo mesmo a questão aqui levantada.... contudo tem uma bela explicação geral http://www.capela.org.br/Crise/canoniza2.htm