Festa de Cristo Rei


Instituindo a festa de Cristo Rei, o Papa Pio XI quis proclamar solenemente a realeza social de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre o mundo. Rei das almas e das consciências, das inteligências e das vontades, Cristo é também o Rei das famílias e das cidades, dos povos e das nações, o Rei de todo o universo. Como Pio XI demonstrou na encíclica Quas Primas de 11 de Dezembro de 1925, o laicismo é a negação radical desta realeza de Cristo; organizando a vida social como se Deus não existisse, leva à apostasia das massas e conduz a sociedade à ruína.
Toda a missa e o ofício da festa de Cristo Rei são uma proclamação solene da realeza universal de Cristo contra o laicismo do nosso tempo. A missa começa por uma das mais belas visões do Apocalipse, em que o Cordeiro de Deus, imolado, mas doravante na glória, é aclamado pela imensa legião dos anjos e dos santos. Fixada no último domingo de Outubro, no fim do ciclo litúrgico, e precisamente nas vésperas de Todos os Santos, a festa de Cristo Rei apresenta-se como a coroa de todos os mistérios de Cristo e como a antecipação no tempo, da realeza eterna por Ele exercida sobre todos os eleitos na glória do Céu. A grande realidade do Cristianismo é Cristo ressuscitado, reinando com todo o esplendor da Sua vitória, no meio dos eleitos que são a Sua conquista.

Fonte: «Missal Romano Quotidiano», 1963.

8 comentários:

Anónimo disse...

26 de outubro,o dia do fim da outrora Terra de Santa Cruz.

Estamos rumo ao socialismo bolivariano,a nação está em prantos e pede socorro.

Infelizmente,creio que desta vez as Forças Armadas não poderão nos salvar devido ao sucateamento que lhe é imposto pelo governo esquerdista que compra,explora e escraviza a população carente do nordeste com assistencialismo inútil e inviável a longo prazo,mantendo-a no analfabetismo e na ignorância.



Que Nossa Senhora Aparecida salve o Brasil.

VERITATIS disse...

Anónimo/a,

A decadência do Brasil já vem de trás, começou a independência proclamada pelo maçon e traidor D. Pedro de Alcântara. Também por isso, não concordo quando colocam todas as culpas no PT, como se antes fosse tudo maravilhoso. O PT, pela sua matriz progressista, apenas acelerou o processo de decadência. Mas não julguem os brasileiros que os mornos do PSDB iriam alterar substancialmente as coisas. O PSDB é um partido de status quo, um partido amoral. Não será com eles que se fará uma Contra-Revolução.

VERITATIS disse...

Ainda sobre as eleições no Brasil:

"Perguntava-se S. Tomás de Aquino por que Deus permite que os povos padeçam tirania. Porque não têm fé – respondia o Santo do alto de sua lucidez realista – e porque cometem imensos pecados contra as leis divinas."

Felipe Marques Pereira disse...

Amigos, como estão? Espero que estejam bem. Muito pertinente suas observações sobre a reeleição da presidente, sem duvida Deus esta nos punindo pelos nossos pecados. Acabo de escrever um artigo sobre o assunto.

Juntos nos sagrados corações de Jesus e Maria.

http://ieamleaoxiii.blogspot.com.br/2014/10/o-milenio-petista-o-brasil-tem-futuro.html

Anónimo disse...

Sim,o PSDB não mudaria o Brasil para melhor mas não pode ser comparado com o que faz e fará o partido dos trabalhadores.

Sem contar que o Brasil é importantíssimo para os planos da esquerda latino-americana:o Brasil ajuda financeiramente várias nações dominadas pelos vermelhos do Foro de São Paulo;tanto que os crápulas como a Kirschner na Argentina,o Maduro na Venezuela,o Rafael Correa no Equador e o Evo Morales na Bolívia demonstravam preocupação com a possível derrota da ''presidANTA'',e agora comemoram sua vitória.

Uma vitória do PSDB poderia ajudar a desmoronar a integração socialista almejada na América Latina.

VERITATIS disse...

Anónimo/a,

Caso não tenha reparado, acabou por se contradizer. Começa por dizer que o PSDB não traria nada de bom, e acaba concluindo que o PSDB traria algo de bom:

"Sim, o PSDB não mudaria o Brasil para melhor"

"Uma vitória do PSDB poderia ajudar a desmoronar a integração socialista"

Anónimo disse...

Confesso que me expressei mal.

Quis dizer que o PSDB não faria do Brasil um lugar melhor,pois nem sequer tem este interesse - como.aliás,nenhum partido o tem,uma vez que praticamente todos os partidos brasileiros são de esquerda,com exceção talvez feita ao DEM,muito embora eu conheça alguns de seus filiados que me confessam haver vários dissidentes do PMDB,do PDT e por aí vai.

E sim,uma possível derrocada na integração socialista da América Latina poderia ocorrer devido a uma vitória dos tucanos.Mas não por ação direta e deliberada,e sim pelo motivo do PSDB não ser integrante do Foro De São Paulo e por isso não o auxiliaria financeiramente e nem politicamente.

VERITATIS disse...

Anónimo,

Não se expressou mal. Foi apenas contraditório.

Presumo, pelo que escreve, que para si o problema é o socialismo. Ora, para mim o problema é o socialismo e também o liberalismo. Portanto, como anti-liberal que sou, não via qualquer vantagem em trocar a Dilma pelo Aécio. Seria como trocar o mau-cheiro pelo cheiro-mau.

Naturalmente, pelas razões já evidenciadas, petições à Casa Branca sobre a "expansão bolivariana comunista no Brasil" não são bem-vindas. Eu não tenho qualquer interesse em fomentar um governo demo-liberal no Brasil. Por isso, o seu último comentário não foi aprovado.

Mas não compreendo como pedem ajuda ao Obama... Não são vocês (liberais) que dizem que o Obama é comunista?

Aproveito também para lhe dizer (se for esse o seu caso) que o "americanismo" e "olavismo" não são bem-vindos a esta casa.

Dou por encerrado este assunto.

Cumprimentos.