25º aniversário da queda do Muro de Berlim


O quadro acima reproduzido chama-se Reunificação e é do pintor alemão Herbert Smagon, conhecido pelas suas obras bastante polémicas. Neste caso, o pintor quis ilustrar as duas Alemanhas separadas pelo Muro de Berlim, que representavam simultaneamente os dois blocos que governavam o mundo de então: o capitalista e o comunista. Do lado capitalista, vemos representado o individualismo, o consumismo e a luxúria dos prazeres sensuais. Do lado comunista, vemos o colectivismo uniforme, cinzento, frio e desprovido de vida. Em ambos os lados, vemos o materialismo, a ausência da dimensão espiritual. Como diria António Marques Bessa no seu Ensaio sobre o fim da nossa Idade: "tanto a Este como a Oeste o que domina é o reino imundo da quantidade, das ideias reflexas, do homem vegetativo" e acrescenta ainda que "a vida amputada da dimensão espiritual, vai-se progressivamente concentrando no económico, no puramente material". Também por isso, segundo este autor, "as angústias mais características do nosso tempo e da nossa civilização são as espirituais, que nascem da tensão entre o homem e a sociedade de massa, que o sufoca e aniquila em tudo aquilo que tem de supramaterial". De facto, o Muro caiu, as Alemanhas reunificaram-se e a guerra entre os dois blocos terminou. Venceu o materialismo. Perdemos todos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sei que não é o tópico pra isso, mas mesmo assim envio e sugiro que add e frequente os 2 links abaixo, são muito bons:

"Governo israelense promove estupro de advogado especializado na causa palestino."
Fonte: http://electronicintifada.net/blogs/rania-khalek/israeli-government-promotes-rape-advocate-expert-palestinians (este link já foi tentado derrubar por hacker judeus)

Nos EUA estão tentando aprovar uma leia que considere crime de antissemitismo ou racismo qualquer crítica ou denúncia que se faça contra Israel. Trocando em miúdos, se você sabe de um crime, de um assassinato por exemplo, feito por um judeu ou pelo governo de Israel, e você fizer a denúncia, você será preso por racismo.

Veja aqui:
http://falastinews.com/2014/11/09/jewish-criminal-protection-bill-stop-it-in-the-senate-now/

http://falastinews.com/2014/11/09/h-res-707-repeals-the-1st-amendment/

Repasse, não páre as informações em você. Não temos este direito. A verdade não nos pertence, ela pertence à Humanidade. Um grande abraço, companheiro.

Anónimo disse...

Para quem se interessar:

http://www.economist.com/news/international/21584008-study-holocaust-expanding-worldwidefor-differing-reasons-bearing-witness-ever

http://rediscover911.com/holohoax-a-15-year-olds-school-report-exposes-holocaust-lies/

http://incogman.net/

http://mynameisjoecortina.wordpress.com/page/2/