A fidelidade católica de Portugal


Sobre o elogio do Bispo de Ampiano a Portugal, na festa de São Domingos de Gusmão, a 4 de Agosto de 1561:

Disse-me diante de todos que tinha para si que Portugal era o mais feliz dos Reinos do Mundo, desde os tempos de Noé, por quatro grandes proeminências de que nenhum outro reino cristão goza: I - Nunca apostatou da fé que recebeu; II - Nunca se afastou da obediência da Santa Sé Apostólica; III - Nenhum outro reino levou tão longe o nome de Cristo; IV - Nunca fez guerra agressiva senão contra infiéis.

D. Fr. Bartolomeu dos Mártires in «O Patriotismo de D. Frei Bartolomeu» de Fr. Raul de Almeida Rolo.

3 comentários:

VERITATIS disse...

Relembro que D. Fr. Bartolomeu dos Mártires foi declarado Venerável pelo Papa Gregório XVI a 23 de Março de 1845.

Anónimo disse...

D. Fr. Bartolomeu dos Mártires, agora canonizado, poderá vir a integrar o catálogo dos Doutores da Igreja. Uma publicação dedicada a este caso é bem merecida, meu caro Reaccionário. Abraço.

João Colaço

VERITATIS disse...

Caro João Colaço,

Infelizmente não há nada para celebrar, uma vez que a Santa Sé já não usa critérios católicos para canonizar ou para integrar no catálogo dos Doutores da Igreja. Por exemplo, a respeito da canonização, o santo que é objecto de averiguação tem de ter feito pelo menos 3 milagres após a morte. Eis o critério resumido:

http://accao-integral.blogspot.com/2014/05/do-processo-de-canonizacao.html

Como bem sabemos, há neo-canonizados que nem 1 milagre lhes foi atribuído após a morte (se não estou em erro, Paulo VI). No entanto, também quero frisar que pelo facto de o critério ter sido adulterado, não significa que eu esteja a desprezar a santa vida de bons católicos. Pelo contrário, acredito que haja entre os neo-canonizados pessoas que foram de facto santas. Mas o novo critério não nos dá garantias, nem que a pessoa é de facto santa, nem que deve ser cânone (modelo, exemplo) para todos os católicos.

Cumprimentos e volte sempre.