Dívida pública e democracia


A dívida pública portuguesa aumentou para 233 mil milhões de euros (140,2% do PIB). E por mais que tentem escamotear, é evidente que o problema da dívida pública está intimamente ligado com a democracia. Sempre que Portugal esteve sujeito a regimes baseados no voto popular, nos aparelhos partidários e na maçonaria que os domina aos dois, a dívida pública aumentou em termos absolutos. E porquê? Pois uma dívida pública elevada torna os Estados escravos do Crédito e da Banca.

Pela análise do gráfico, que relaciona a dívida pública em função do PIB no período 1850-2010, é possível constatar que só durante a Ditadura Militar/Estado Novo tivemos uma redução da dívida pública em termos absolutos, chegando a uns notáveis 13,5% do PIB. Já nos regimes demo-liberais, a dívida pública teve sempre tendência para aumentar ou em manter-se em valores astronómicos.

4 comentários:

VERITATIS disse...

Curiosidade: A ONU embargou Portugal em 1962 por causa da "política colonial" do Estado Novo. A ONU considerava que Portugal deveria entregar o Ultramar aos terroristas que se encontravam a soldo das grandes potências (EUA, URSS, China). Esse embargo provocou um ligeiro aumento relativo da dívida pública entre 1962 e 1964.

Anónimo disse...

Enquanto no Brasil ...
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=MwY2p8-sQtU

Afonso Albuquerque disse...

Boa noite
Há dias "roubei o seu" gráfico.

Não é publicidade mas é só para ver onde o empreguei http://aviaportuguesa.blogspot.com/2016/05/a-liberdade-de-expressao-epistola-dos_5.html

Obrigado pelo blogue excelente que aqui tem.

Unknown disse...


Cumprimentos .
Se bem que o gráfico mostre bem a evolução devia registar o período da 1A WW , 1929 / 1933 e 2A WW . A guerra colonial deve constar também .