O fascismo tem origem no marxismo?


Ao contrário do que afirma o jornalista e romancista, José Rodrigues dos Santos, o Fascismo italiano não tem origem no Marxismo. As provas são inúmeras, mas basta apenas uma para refutar a tese. Eis, por exemplo, a perspectiva fascista sobre a luta de classes (questão central do Marxismo):
Colaboração das classes – ponto fundamental do sindicalismo fascista. O capital e o trabalho não são dois termos antagónicos; são dois termos complementares.
Benito Mussolini in revista «Gerarchia», n° 5, Maio de 1925.
Toda a dialéctica marxista é baseada no princípio de que a história da Humanidade consiste na história da luta de classes. Ora o Fascismo rejeita a luta de classes, à qual contrapõe a colaboração de classes. Por isso, Fascismo e Marxismo são, na teoria e na prática, díspares.

3 comentários:

VERITATIS disse...

Uma coisa é dizer que o fascismo tem raízes marxistas, outra coisa é dizer que alguns fascistas tiveram um passado marxista.

Thor disse...

o JRS tem parcialmente razão.
o fascismo tem raízes parcialmente "marxistas" ou melhor dizendo, esquerdistas.
isso não significa que o fascismo depois não tenha evoluído independentemente e incorporado outros conceitos para formar uma Terceira Via nacionalista.

VERITATIS disse...

O facto de Mussolini ter militado no Partido Socialista Italiano entre 1912 e 1919, não faz do fascismo um produto marxista. Pelo contrário, quem já leu "A Doutrina do Fascismo" sabe que no opúsculo se nega categoricamente o marxismo.