Os católicos mornos ou liberais

Imagem de Santo Zelo

Conheço as tuas obras e sei que não és frio, nem quente. Antes fosses frio ou quente! Mas como és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da Minha boca.

Apocalipse III, 15-16

3 comentários:

Genário Silva disse...

Referiu-se à maioria dos católicos.

Eu disse...

Sim... agradar ao mundo, no contexto em que Mons. Lefebvre falava. Mas o mesmo se aplica a tudo: o liberal tem como uma das suas características, não querer estar sujeito à verdade, e, por isso, vai-se para onde não desagrada, colocando a pessoa em contradição: um pé na estrada, outro no passeio. Por isto, comparativamente a um CRISTÃO, o liberal tende a ficar viciado nessa dualidade. Uma das formas mais fáceis de reconhecer um liberal na conversação, é quando a verdade que lhe desagrada é por ele contornada, ou negada, ou afirma-a pela metade, ou abre uma "janela de fuga" com que possa depois dizer "eu não disse isso"... Etc... No fundo, o liberal coloca-se numa posição desonesta.

Enfim!...

Eu disse...

li agora o meu anterior comentário... Realmente podia estar melhor amanhado. Enfim.
O liberal e o modernista têm semelhanças com um sabonete: são escorregadios quando os apertamos. Mas o liberal por querer escapar à verdade desagradável, e o modernista por não acreditar na verdade em geral. Curioso, não?