Verdadeiro e Falso Tradicionalismo


Grande número de modernos, seguindo as pegadas daqueles que, no século passado, se deram o nome de filósofos ["seita dos filósofos" = maçonaria], declaram que todo o poder vem do povo; que em consequência aqueles que exercem o poder na sociedade não a exercem como sua própria autoridade, mas como uma autoridade a eles delegada pelo povo e sob a condição de poder ser revogada pela vontade do povo, de quem eles a têm. Inteiramente contrário é o pensamento dos católicos, que fazem derivar de Deus o direito de mandar, como de seu princípio natural e necessário.

Papa Leão XIII in encíclica «Diuturnum Illud», 29 de Junho de 1881.

§

Esta citação do Papa Leão XIII não é uma opinião. Ela representa aquilo que é, sempre foi, e sempre será o pensamento tradicional católico, é Magistério Ordinário da Igreja. Contudo, em dado grupo recente auto-intitulado "tradicionalista", estão a ser difundidas ideias contra-tradicionalistas... Nem todos os seus membros pensam assim, mas alguns deles, mais bem colocados no grupo, tinham já sido confrontados com a correcção a este e a outros erros. Porém a "democratice" volta sempre à tona. Eles avançam e teimam... Tal como já referi noutra ocasião: parece haver nisto uma mão escura, que promove a criação de "meios-termos", infunde-os de activismo e de visibilidade, e assim intercepta e capta aquelas almas que se iriam dirigir a um tradicionalismo autêntico.

Clicar nas fotos:


5 comentários:

Anónimo disse...

Este artigo corre mundo ... mas até agora nenhum comentário? ... Interessante.

Anónimo disse...

Sempre olhei para essa "causa" com desconfiança. Os seus textos são ambíguos e populistas. Infelizmente são gente que também não sabem a doutrina da Igreja. O senhor responsável por vezes no grupo "bandeira branca", não é?

Cumprimentos,
António Henrique

Anónimo disse...

Essa mão escura de que tu falas entendo ser a Maçonaria.
Aliás ela mesmo no século XVIII e XIX incumbiu-se de mitigar cada vez mais a influência da Igreja e infiltrou-se nos círculos tradicionais promovendo a defesa da democracia e de valores humanistas arregimentando muitos prelados.

Eis um bom vídeo que demonstra a soerguimento da falsa direita e falsos conservadores no Brasil.

http://www.montfort.org.br/bra/multimidia/videos/perguntas_respostas_20-10-2016/

Eduardo

César Augusto Canedo disse...

Essa Causa não tem doutrina, não tem rumo, não tem pensamento esteatégico, é uma desorquestra de ignorantes.
Viva o tradicionalismo.

Anónimo disse...

A Causa Tradicionalista foi legalmente constituída a 14 de Junho de 2016, dia do 50º aniversário da abolição do Index pelo Papa Paulo VI. Estranha coincidência.