A virtude do Patriotismo


Mas os nossos primeiros antepassados são pai e mãe. Não é pois fora de propósito dizer que o patriotismo começa pela reverência dos pais, esses elos vivos, esses nós entre dois mundos. A etimologia nem sempre é argumento; mas aqui, neste problema que hoje nos ocupa, a etimologia vale por definição. Pátria deriva de pai. Patriotismo deriva de uma lei natural que foi elevada à dignidade de mandamento divino: honrar pai e mãe [e outros legítimos superiores]. Patriotismo é pois a virtude da longa continuação e da grande fidelidade.

(...)

Sendo o patriotismo uma virtude moral anexa da justiça e inscrita na esfera do Quarto Mandamento, é óbvio, para os católicos, que não pode haver vida cristã perfeita onde faltar essa forma de piedade. Daí se segue que um católico não pode desinteressar-se do seu país, da sua história e dos seus destinos, sem trair um preceito.

Gustavo Corção, adaptado de «Patriotismo e Nacionalismo».

3 comentários:

Anónimo disse...

Lindo!
Amém!

Anónimo disse...

É sempre com enorme satisfação que leio cada nova publicação neste blog, que há muito sigo atentamente. Dou os meus parabéns ao autor pela elevada qualidade dos conteúdos e pelo critério que rege as publicações.
Gostava só de deixar uma sugestão: grande parte das obras citadas são muito difíceis de encontrar, infelizmente. Como no blog existe uma secção para "Algumas Leituras", seria interessante que, sempre que essa possibilidade existisse, o autor pudesse partilhar aí as obras citadas. Sei que poderá ser difícil, mas se fosse possível aumentar aquela lista de leitura seria extremamente enriquecedor.

Cordiais saudações e bom trabalho
José Nogueira Bastos

VERITATIS disse...

Caro José Nogueira Bastos,

Muito obrigado pelas suas palavras. Vou fazendo conforme Deus me permite.

Terei em conta a sua sugestão. De facto, algumas obras mais antigas podem ser acrescentadas à lista. Contudo, nem todos os autores e obras que cito (sobretudo mais recentes) são inteiramente recomendáveis. Algumas noções erradas impedem-nos de ser.

Saudações. Volte sempre.