2 de Outubro: Dia dos Anjos da Guarda

Iluminura Manuelina

O nosso Santo Anjo da Guarda tem por missão proteger-nos e defender-nos, pôr-nos ao abrigo das ciladas do Demónio e dos inimigos da alma, para podermos alcançar a vida eterna. Este fiel companheiro merece o nosso reconhecimento e a veneração que convém a um santo que goza da visão de Deus no Céu. Por isso, roguemos ao nosso Anjo da Guarda:

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, pois que a ti me confiou a piedade divina, hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumina. Ámen.

Também as famílias, os povos, os reinos, as dioceses, as igrejas, as comunidades religiosas, todos têm o seu Anjo da Guarda que as protege dos perigos e adversidades. Assim, roguemos também ao Santo Anjo Custódio de Portugal, que sempre defenda e dignifique a nossa Pátria:

Vinde, Anjo de Portugal, livrar a Pátria e os portugueses de todo o mal.

Vinde, Anjo de Portugal, afastar da Pátria a vós confiada os males espirituais assim como tudo o que puder perturbar a paz dos portugueses.

Anjo Custódio de Portugal, defendei a nossa Pátria!
Anjo Custódio de Portugal, salvai a nossa Pátria!
Anjo Custódio de Portugal, santificai a nossa Pátria!

4 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Reaccionário,

O que pensa sobre a situação na Catalunha?

VERITATIS disse...

Penso que é assunto que diz respeito a Espanha e aos espanhóis.

Anónimo disse...

O Portugal e o Brasil são as únicas nações cujos povos ainda festejam seu Anjo protetor, atualmente 10 de junho.Quem seria este Anjo ou Arcanjo?Sabemos que um anjo foi precursor das aparições de Nossa Senhora de Fátima em 1916, e por três vezes: no verão, na primavera e no Outono, quando trouxe a comunhão aos pastorinhos.

“Eu sou o Anjo da Paz” disse antes e depois, “Eu sou o Anjo de Portugal”.

VERITATIS disse...

A tradição portuguesa vai no sentido de identificar o Anjo de Portugal com o próprio São Miguel Arcanjo.