Começa a Quaresma


Tende piedade de mim, ó Deus, pela Vossa misericórdia! Pela Vossa imensa piedade, apagai a minha iniquidade!
Lavai-me todo da minha culpa e limpai-me do meu pecado.
Eu reconheço a minha iniquidade e tenho sempre à vista o meu pecado!
Foi só contra Vós que eu pequei e fiz o mal que está à Vossa vista!
Por isso sois justo na Vossa sentença e recto no Vosso juízo.
Aqui estou eu nascido na culpa, e a quem minha mãe concebeu no pecado!
Aí estais Vós, que Vos agradais de um coração sincero, e que no meu íntimo me ensinais a sabedoria!
Aspergi-me com o hissope e ficarei limpo; lavai-me e ficarei mais branco do que a neve!
Fazei-me ouvir uma palavra de alegria e gozo, e que exultem estes ossos por Vós triturados!
Desviai o Vosso olhar dos meus pecados e apagai todas as minhas culpas.
Criai em mim, ó Deus, um coração puro e fazei renascer em mim um espírito decidido.
Não me queirais repelir da Vossa face e não me retireis o Vosso santo Espírito.
Dai-me a alegria de por Vós ser salvo e consolidai-me com um espírito generoso!
Hei-de ensinar aos maus os Vossos caminhos, e os pecadores hão-de voltar-se para Vós!
Deus, ó Deus, meu Salvador, livrai-me dos castigos sanguinários e que a minha língua exulte com a Vossa justiça!
Vós, Senhor, descerrareis os meus lábios e a minha boca publicará os Vossos louvores!
Porque não é só no sacrifício que Vós Vos comprazeis; e o holocausto não o aceitaríeis, se eu Vo-lo oferecesse.
O meu sacrifício, ó Deus, é um espírito contrito; e Vós não desprezais, ó Deus, o coração contrito e humilhado!
Pela Vossa bondade, Senhor, sede propício para com Sião, reconstruindo os muros de Jerusalém.
Então aceitareis os sacrifícios legais, as oblações e os holocaustos; então serão oferecidos novilhos sobre o Vosso altar!

Salmo 50

Sem comentários: