Nikola Tesla sobre a teoria da relatividade


Tesla descreveu a teoria da relatividade como «uma massa de erros e ideias enganosas, violentamente opostas aos ensinamentos dos grandes homens de ciência do passado e até mesmo ao senso comum».
«A teoria», disse ele, «envolve todos esses erros e falácias, e veste-os em magníficos trajes matemáticos que fascinam, deslumbram, e deixam as pessoas cegas aos erros subjacentes. A teoria é como um mendigo vestido de púrpura a quem pessoas ignorantes tomam por um rei. Os seus expoentes são homens brilhantes, mas são mais metafísicos do que cientistas. Nem uma única das proposições da relatividade foi provada».

Fonte: Jornal «The New York Times», 11 de Julho de 1935.

10 comentários:

Anónimo disse...

Estão sendo provadas hoje, com todos os cálculos do Einstein sendo comprovados.

VERITATIS disse...

César Lattes, Prémio Nobel da Física em 1950, numa entrevista em 1996:

Mas, professor, periodicamente lemos que mais uma teoria de Einstein foi comprovada...
É coisa da malta dele, do lobby dele, que alimenta essa lenda. Ele não era tudo isso. Há muita gente a ganhar a vida ensinando as teorias de Einstein.

Anónimo disse...

César Lattes não foi ganhador do Prêmio Nobel em 1950, só corrigindo.

VERITATIS disse...

Obrigado.

Anónimo disse...

E as teorias de Einstein são mesmo de Einstein?
Ou será que Einstein andou a copiar dos seus contemporâneos? (como tudo parece indicar)
https://www.bibliotecapleyades.net/esp_einsteinsp.htm

VERITATIS disse...

Sim, segundo o físico César Lattes, Einstein plagiou Henri Poincaré.

VLR disse...

Desculpe, conheço bem o Tesla: foi uma «distracção»... É uma guerrilha dele contra Einstein... A verdade é que... https://pt.euronews.com/2019/04/10/primeira-foto-de-um-buraco-negro-confirma-einstein

VERITATIS disse...

VLR,

Distracção? Diz conhecer bem Nikola Tesla e no entanto acha que ele seria capaz de se pronunciar sobre uma teoria sem a ter analisado ou estudado antes?

Guerrilha? Porque está a imputar maus sentimentos a Nikola Tesla quando ele próprio diz que «os seus expoentes são homens brilhantes»? Por favor, evite argumentos ad hominem.

Sabia que essa "fotografia" do buraco negro não é realmente uma fotografia? Na verdade é apenas uma imagem feita a computador a partir de um algoritmo. Recolheram dados de 8 telescópios e depois trataram esses dados em computador para produzir a imagem pretendida.

JJBrazil disse...

Numa cena do filme GHOSTBUSTERS, quando dois deles estão conversando depois de serem expulsos da universidade, um vira para o outro e diz: "Einstein teve sua melhores ideias quando trabalhava no escritório de patentes..." eis aí a fonte de sua "genialidade"...

Anónimo disse...

Einstein era tão bom, que precisava de outro pra corrigir seus cálculos matemáticos...