Da Pobreza


Pobreza. Ser pobre, segundo o senso cristão, não é uma desgraça, não é uma infelicidade; é não ter o espírito apegado aos bens do mundo e não ter a ambição de os possuir.
«Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus», disse Jesus Cristo (Ev. S. Mat. V, 3). Pobres em espírito, são aqueles que, não possuindo bens, não os ambicionam, e também aqueles que, possuindo-os, só fazem bom uso da sua riqueza e distribuem o supérfluo pelos que não possuem. O pobre em espírito não tem afecto aos bens que possui ou que são do seu uso, nem se entristece por nada possuir, nem apetece o que não é necessário à sua sustentação, nem desperdiça o que é aproveitável, nem gasta do que é supérfluo, nem se deleita do que lhe é dado, nem se desgosta do que lhe é negado. Espera, porém, que a pobreza, sofrida neste mundo, seja substituída pela bem-aventurança que Jesus lhe prometeu que gozaria no Céu.

Pe. José Lourenço in «Dicionário da Doutrina Católica», 1945.

1 comentário:

Gustavo Moreira Reis disse...

Ser Pobre é uma Bênção! A pobreza, foi elevada ao máximo do bem, para a salvação das almas, quando o Filho de Deus, se fez pobre, ao 'mínimus minumórum'! Sem ter, sequer um uma casa onde nascer...Amemos a pobreza! Não nos queixemos dela, jamais; ao contrário, digamos Amém!