Restauração


Portugueses, celebremos
O dia da Redenção.
Em que valentes Guerreiros
Nos deram, livre, a Nação.
A Fé dos Campos d'Ourique,
Coragem deu, e Valor,
aos Famosos de Quarenta,
que lutaram com Ardor.
P'rá frente! P'rá frente!
Repetir saberemos
As proezas portuguesas.
Avante! Avante!
É a voz que soará triunfal.
Vá avante, Mocidade de Portugal!

Hino da Restauração (Versão Resumida)

3 comentários:

Anónimo disse...

O Berço da Pátria cumpriu o seu dever:
"O aniversário da Restauração da Independência Nacional vai ser comemorado, como tradicionalmente, pelo Município de Guimarães e pelo Grupo Recreativo «Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques», numa cerimónia que contará com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

Este sábado, 30 de Novembro, na sede do Grupo Recreativo «Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques», serão hasteadas as bandeiras pelas 22:30 horas e, quinze minutos depois, tem início o desfile pelas ruas da cidade, percorrendo as principais artérias do Centro Histórico, onde será entoado o Hino da Restauração.

O desfile termina junto à estátua do Rei D. Afonso Henriques com a actuação do Grupo Coral de Azurém, que interpretará o Hino da Restauração, Hino de Guimarães, Hino de Portugal, seguindo-se a Ceia na sede dos «20 Arautos».

O percurso do cortejo contempla o seguinte itinerário: Rua Gravador Molarinho (Sede dos “20 Arautos”); Rua da Rainha D. Maria II; Rua Alfredo Guimarães; Rua Egas Moniz; Largo Condessa do Juncal; Rua da Arrochela; Largo João Franco; Rua Vale de Donas; Largo dos Laranjais; Rua das Trinas; Largo do Carmo; Rua Conde D. Henrique (Estátua D. Afonso Henriques); Largo do Carmo; Rua de Santa Maria; Praça de S. Tiago; Rua Gravador Molarinho.

As comemorações da Restauração da Independência Nacional contam com a participação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Grupo Coral de Azurém, Grupo Cultural e Recreativo «Os Trovadores do Cano», Sociedade Musical de Guimarães e C.N.E. – Corpo Nacional de Escutas.

[ PROGRAMA ]

Dia 30 de Novembro (sábado)

22:30 – Hastear das bandeiras (sede do Grupo Recreativo «Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques»;
22:45 – Início do desfile pelas ruas da cidade, percorrendo as principais artérias do Centro Histórico, onde irá sendo cantado o Hino da Restauração para que o final decorra por volta das 24 horas. O transporte e a cedência de cavalos para esta cerimónia estão a cargo de Daniel Salgado;
23:30 – Discursos solenes junto à estátua do Rei D. Afonso Henriques;
00:30 – Ceia na sede do Grupo Recreativo «Os 20 Arautos de D. Afonso Henriques» para todos os participantes.

Unknown disse...

Eu já vi muita coisa... A última foi dizerem-me, no meu blogue, que Portugal não é uma Nação...

Anónimo disse...

Um Hino muito bonito e patriótico. E Viva Portugal.
Maria