Pela via da honra


Caminha somente pela via da honra. Luta e nunca sejas vil. Deixa aos outros as vias da infâmia. Antes que vencer por meio de uma infâmia, melhor cair lutando sobre o caminho da honra.

Corneliu Zelea Codreanu in «Guarda de Ferro».

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta imagem progecta uma tal força anímica que difìcilmente conseguimos tirar os olhos dela. E se o fizermos, passados poucos minutos a ela teremos forçosamente que regressar. Há qualquer coisa de poderoso, solene, dramático, belo e simultâneamente extremamente triste. A solenidade e, diria, respeito que é percepcionável pela posição estática e aparentemente respeitosa de uma multidão que rodeia e protege a pessoa em causa, perante o momento trágico que se antevê aproximar-se, transmite-nos uma sensação indefinível traduzida numa infinita mágoa e um aperto no coração, mas também de uma tremenda injustiça e extrema gravidade. Pecados que os homens cometem perante Deus e que só ELE tem o Poder Divino de perdoar, julgar ou punir.

p.s.: Embora imagine mas posso estar errada, pergunto, a que momento da vida de Codreanu se refere exactamente o objecto da foto reproduzida?