Nacionalismo não é Patriotismo


Existe a tendência de confundir patriotismo com nacionalismo. Historicamente, o nacionalismo aparece com a "Nação" e esta constitui-se numa etapa recente da História (o último quartel do século XVIII com a Revolução Americana e a Revolução Francesa). A transformação dos Reinos em Estados-Nação e a substituição do vínculo de fidelidade para com o Rei, pela doutrina dos Direitos do Homem e do Cidadão, implicou incorporar no conceito de Nação, e do seu derivado Nacionalismo, uma carga ideológica que dependia precisamente do marco intelectual no qual se produziu a transformação dos Reinos em Estados-Nação: a ideologia liberal.
O nacionalismo está intimamente ligado a uma série de fenómenos históricos concretos: o advento da burguesia como classe hegemónica, a revolta do burguês e do comerciante contra as aristocracias guerreiras [Nobreza], a democracia como forma política, o capitalismo como sua tradução económica, e o individualismo como forma de conceber o mundo. Não há outro nacionalismo que o vinculado a todas estas tendências que aparecem num momento recente da História, perfeitamente identificável (a partir da Revolução Francesa, na Europa).

Ernesto Milà in «Identidade, Patriotismo e Enraizamento», 2011.

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pelo esclarecimento. Durante muito tempo pensei que nacionalismo e patriotismo fossem idênticos, com a pequena diferença de que o nacionalismo era um patriotismo mais activo, mais militante.

VERITATIS disse...

Caro Anónimo,

Não tem de que agradecer. De facto, patriotismo e nacionalismo são coisas bem distintas. O patriotismo está directamente relacionado com o 4º Mandamento que nos manda amar, honrar e defender a nossa Pátria, que é o nosso lugar de pertença e dos nossos antepassados. Já o nacionalismo é um derivado do liberalismo. O liberalismo pode resumir-se como a Liberdade independente da Verdade, enquanto o nacionalismo pode resumir-se como a Nação independente do seu Soberano. Por isso, aqueles que defendem um nacionalismo anti-liberal defendem um círculo quadrado. Foi o caso do Integralismo Lusitano e da Action Française.

Anónimo disse...

Pode o Fascismo ser considerado também um "círculo quadrado", visto que defende um nacionalismo anti-liberal?
Desde já agradeço.

Joaquim

VERITATIS disse...

Nacionalismo é sinónimo de soberania popular. Por isso sim, um nacionalismo anti-liberal é um círculo quadrado, seja ele defendido por integralistas ou por fascistas.