Párocos e Fregueses: obrigações do 4º Mandamento


P. Que obrigações têm os Fregueses a respeito dos seus Párocos?
R. Muitas; porque devem honrá-los, como tendo o lugar de Deus: devem ouvir com respeito as suas instruções e advertências; devem obedecer-lhes no que lhes pertence, como a Jesus Cristo; e devem contribuir ao seu sustento com o que for de costume.
P. E que obrigações têm os Párocos a respeito dos Fregueses?
R. Também são muitas.
P. Quais são?
R. Devem instruí-los; devem dar-lhes bom exemplo; devem socorrê-los nas suas necessidades, e devem orar a Deus por eles.
P. E se os Párocos não instruírem os seus Fregueses, porque chamando-os eles, os Fregueses não acodem às instruções, quem é que faz o pecado?
R. Os Fregueses, que devem buscar e aproveitar as instruções que os Párocos lhes oferecem.

Fonte: «Catecismo da Doutrina Cristã, composto por mandado do Exmo. e Revmo. Senhor Cardeal de Mendonça, Patriarca de Lisboa», 1791.


3 comentários:

Anónimo disse...

Isso era antigamente, hoje os padres das paróquias são modernistas.

VERITATIS disse...

Anónimo,

Pelo 4º Mandamento, Deus manda-nos honrar pai e mãe e outros legítimos superiores, sejam estes católicos tradicionais, ou modernistas, ou ateus. Por isso cuidado com essa coisa de andar a subtrair obrigações aos Mandamentos. E todo o católico está obrigado por Deus a cumprir os Seus Mandamentos. Relembro o que bem disse Gustavo Corção: O católico que escolhe os seus dogmas e mandamentos, não é católico, é protestante.
Mas claro, como hoje em dia o erro é a regra, há que ter muita prudência (virtude cardeal) nas relações com os nossos legítimos superiores e lembrar que a primeira obediência que devemos é a Deus, e é em nome dessa obediência maior que devemos desobedecer aos nossos legítimos superiores se nos mandarem coisas contrárias a Deus. O que tanto é válido para um superior tradicionalista como modernista. Exemplo: Por obediência a Deus, um filho está obrigado a desobedecer ao pai que o mande roubar.

Anónimo disse...

"são modernistas"? Estes neo-tradicionalistas parecem muito soberbos. S. Pio X diz que o modernismo é a "soma de TODAS AS heresias", e eles chamam modernistas a gente que sempre recusou certas heresias. Se é TODAS as heresias então basta faltar uma na soma para não ser modernismo. Ou, querem lá ver, esta definição não é para levar à letra?