Os Catorze Santos Auxiliares


Com o nome de Santos Auxiliares é designado um grupo de santos particularmente célebres pela eficácia de sua intercessão. Representam-nos muitas vezes todos juntos. Pode-se reconhecer:
S. Jorge (23 de Abril) pelo dragão por ele subjugado. Invocam-no contra as doenças dartrosas. É, com S. Sebastião e S. Maurício, o padroeiro dos guerreiros.
S. Brás (3 de Fevereiro) pelas duas velas cruzadas. Invocam-no contra as afecções da garganta.
Sto. Erasmo (2 de Junho) pelos intestinos enrolados num cabrestante. Invocam-no contra as doenças de intestinos. É padroeiro dos marinheiros e da gente do mar.
S. Pantaleão (27 de Julho) pelas duas mãos pregadas. Invocado nas moléstias de peito; é, com S. Lucas, S. Cosme e S. Damião, padroeiro dos médicos.
S. Vito (15 de Junho) pela sua cruz. Invocado contra a coreia (dança-de-são-vito), a letargia, a mordedura de animais venenosos ou danados.
S. Cristóvão (25 de Julho) pelo Menino Jesus que ele carrega. Invocam-no contra as borrascas, tempestades, tempos de peste e contra os acidentes de viagem.
S. Dionísio (9 de Outubro) por sua própria cabeça cortada que ele carrega. É invocado contra as possessões diabólicas.
S. Ciríaco (8 de Agosto) pelo seu hábito de diácono. É invocado contra as moléstias de olhos e possessões do demónio.
Sto. Acácio (8 de Maio) pela sua coroa de espinhos. Invocam-no contra as dores de cabeça.
10º Sto. Eustáquio (20 de Setembro) por seu veado e sua equipagem de caça. É invocado para a preservação do fogo eterno ou temporal.
11º Sto. Egídio (1 de Setembro) por sua cucula beneditina e sua corça. É invocado contra o pânico, a epilepsia, a loucura, os temores nocturnos.
12º Sta. Margarida (20 de Julho) pelo dragão por ela acorrentado. É invocada contra os males dos rins e pelas senhoras prestes a serem mães.
13º Sta. Bárbara (4 de Dezembro) pela torre e o cibório encimado por uma hóstia. Invocam-na contra o raio e a morte súbita. É padroeira dos mineiros e artilheiros.
14º Sta. Catarina (25 de Novembro) por sua roda quebrada. «A sábia conselheira» é invocada pelos estudantes, filósofos cristãos, oradores, advogados, etc.

Fonte: «Missal Quotidiano e Vesperal», 1940.

3 comentários:

Anónimo disse...

se tivesse que escolher apenas 4 feriados religiosos quais escolheria?

VERITATIS disse...

Não me cabe a mim "achar" o que se deve ou não celebrar, como no subjectivismo. Existe uma Tradição e um Calendário Litúrgico para o efeito.

Por ordem de importância, temos primeiro as festas directamente relacionados com Deus (Natal, Páscoa, etc.), depois as festas de Nossa Senhora (Assunção, Imaculada Conceição, etc.), e por fim as festas dos demais santos (São José, São João Baptista, etc.).

Portanto, esta é a realidade que se impõe ao sujeito.

Anónimo disse...

Muito obrigado pela sua contribuição...