A Colónia do Sacramento


Por ordem de el-Rei D. Pedro II, a 1 de Janeiro de 1680 foi fundada por D. Manuel Lobo a Colónia do Santíssimo Sacramento, no estuário do Rio da Prata, a cidade mais antiga do Uruguai.

Contudo, sete meses depois de ter sido fundada, a Colónia do Sacramento foi sitiada e ocupada pelos Espanhóis, que só a devolveram em 1683.


Em 1706 foi novamente capturada por Espanha, que a restituiu em 1715, em virtude do Tratado de Paz de Utrecht, assinado por D. João V e por D. Filipe V de Espanha.

Excerto do Tratado de Utrecht:

Sua Majestade Católica não somente restituirá o Território e Colónia do Sacramento, sita na margem setentrional do Rio da Prata, a sua Majestade Portuguesa; mas cederá assim em seu nome, como de todos os seus Descendentes, Sucessores e Herdeiros de toda a Acção e Direito, que pretendia ter ao dito Território e Colónia, fazendo a Desistência pelos termos mais fortes e mais autênticos, e com todas as Cláusulas que se requerem, como se elas aqui fossem declaradas, para que o dito Território e Colónia fiquem compreendidos nos Domínios da Coroa de Portugal, e pertencendo a sua Majestade Portuguesa, seus Descendentes, Sucessores e Herdeiros como parte dos seus Estados, com todos os direitos de Soberania, Poder absoluto e inteiro Domínio, sem que sua Majestade Católica, seus Descendentes, Sucessores e Herdeiros intentem jamais perturbar a dita posse a sua Majestade Portuguesa, seus Descendentes, Sucessores e Herdeiros: E em virtude desta Sessão ficará sem efeito ou vigor o Tratado Provisional, que se celebrou entre as duas Coroas aos sete dias do mês de Maio de mil e seiscentos e oitenta e um; mas sua Majestade Portuguesa se obriga a não consentir que alguma Nação da Europa, que não seja a Portuguesa, se possa estabelecer ou comerciar na dita Colónia directa nem indirectamente, por qualquer pretexto que for, e muito menos dar mão e ajuda a qualquer Nação Estrangeira, para que possa introduzir Comércio algum nos domínios que pertencem à Coroa de Espanha, o que também está proibido aos mesmos Vassalos de sua Majestade Portuguesa.


Apesar do Tratado de Paz de Utrecht, o território foi novamente atacado por Espanha e a Colónia do Sacramento esteve cercada entre 1735 e 1737.

Em 1750 é assinado o Tratado de Madrid, no qual Portugal cede o território à Espanha. Mas o tratado nunca chega a cumprir efeito e acaba anulado por vontade de ambos os Reinos.

A Colónia do Sacramento foi mais uma vez assaltada pelos Espanhóis em 1763, sendo devolvida nesse mesmo ano.

Em 1777 o território é novamente ocupado por Espanha. E o Tratado de Santo Ildefonso, do mesmo ano, assegura a ocupação espanhola.

A cidade só voltou à posse de Portugal a 20 de Janeiro de 1817, com a reconquista da Cisplatina, empreendida por D. João VI.

Mas com a independência do Brasil em 1822, a Colónia do Santíssimo Sacramento ficou definitivamente desvinculada de Portugal.

Sem comentários: