Do Trabalho


Trabalho é o exercício da actividade humana ordenada, tendo em vista um fim útil. Não é trabalho o exercício físico que é simples movimento, ou que tem por fim apenas o passatempo e o prazer. O trabalho é necessário à humanidade, porque a natureza não satisfaz a todas as suas necessidades.
Há várias espécies de trabalho: a) Trabalho corporal, o que interessa principalmente ao corpo; b) intelectual, o que interessa principalmente ao espírito; c) lucrativo, o que se executa com remuneração; d) desinteressado, o que se executa sem remuneração; e) individual, o que aproveita directamente ao indivíduo; f) social, o que aproveita directamente à sociedade.
O trabalho é ordenado: à alimentação, a evitar o ócio, a combater concupiscência, e à esmola. É útil contra o furto, contra a cobiça, contra os negócios torpes.

Pe. José Lourenço in «Dicionário da Doutrina Católica», 1945.

6 comentários:

Thiago Santos de Moraes disse...

A ilustração desse texto tem um lindo simbolismo. De onde ela é?

VERITATIS disse...

Trata-se uma ilustração alemã de 1956, com várias representações da vida monástica. O seu uso foi intencional, pois uma das alegações dos liberais para a extinção das ordens religiosas, e confisco de bens, era precisamente a "inutilidade social" dos conventos. É um discurso muito à semelhança dos comunistas, que dizem que os religiosos não "trabalham". Ambos estão errados. Ambos têm uma visão materialista sobre o trabalho e a utilidade social.

Anónimo disse...

Bom dia. No caso dos jogos de futebol e outras atividades desportivas de caráter dito profissional, sendo exercício físico mas também sendo remunerado, é moral haver este tipo de jogos ao Domingo? Desde já, obrigado!

VERITATIS disse...

Nunca estudei o assunto, mas creio que as actividades físicas remuneradas (desde que não impeçam as obrigações religiosas) não estão proibidas aos domingos e festas de guarda.

Anónimo disse...

Boa tarde.

Mas, por exemplo, o trabalho de seguranças, trabalhadores de manutenção dos recintos (por exemplo tratadores de relva), bilheteiras, bares, etc, talvez já possam ser consideradas atividades em que ao serem praticadas em Domingos e festas de guarda, possam ser consideradas reprováveis, correto? Em caso positivo, nem vale a pena pensar unicamente se a atividade física remunerada é possível ou não, porque esta última depende das outras atividades acima mencionadas.

Obrigado.

VERITATIS disse...

A Igreja proíbe o trabalho servil e desnecessário aos domingos e festas de guarda, como é o caso das actividades agrícolas. Mas há trabalhos que não estão proibidos, como por exemplo o trabalho intelectual (o estudante pode estudar ao Domingo). As actividades indispensáveis à vida humana também são permitidas, como por exemplo o trabalho médico ou cozinhar. Mas uma loja de roupa, por exemplo, não tem razão para estar aberta ao Domingo. Antigamente o comércio de Lisboa fechava ao Domingo, enquanto as farmácias estavam abertas. A única excepção que conheço é de vilas ou cidades do interior que mantinham algum comércio aberto ao Domingo, porque este era o único dia da semana em que as gentes das aldeias vinham à Vila. Lembre-se que o Sábado foi feito para o Homem e não o Homem para o Sábado (cf. Marcos II, 27).

Já procurou estudar o Catecismo de São Pio X? É fundamental para a instrução católica. Antigamente todas as crianças da catequese sabiam o Catecismo na ponta língua.