D. Afonso Henriques e a Ordem de S. Miguel da Ala


Feito isto, entendendo o bom Rei a dívida grande em que a Deus estava, pelo benefício presente, lhe deu as graças, e com demonstração particular, gratificou um favor extraordinário do Céu, que nesta ocasião experimentou; e foi este. Andando o valeroso Rei no mais fervoroso na batalha, se viu a seu lado um braço com asa, pelejando com espada, que se julgou assistência do glorioso Arcanjo São Miguel, a quem se encomendara, favorecendo-o e abrigando-o o Céu com este socorro, como outra vez o fizera a Judas Macabeu na perigosa batalha em que venceu a Timóteo. Reconhecido el-Rei Dom Afonso disto, dizem que instituiu uma cavalaria com a insígnia da asa, que é sinal com que pintam os Anjos, e daqui se intitulou a Cavalaria, ou Ordem da Ala, ou Asa: não permaneceu muito, porque nem todas as coisas bem ordenadas alcançam perpetuidade.

Frei António Brandão in «Terceira parte da Monarquia Lusitana: Que contém a História de Portugal desde o Conde Dom Henrique, até todo o reinado d'El-Rei Dom Afonso Henriques», 1632.

§

Relembro que, por Tradição, São Miguel Arcanjo é o Anjo Custódio do Reino de Portugal.

6 comentários:

Anónimo disse...

Que monarquia defende?

VERITATIS disse...

Defendo a única Monarquia que me é permitida defender: a Monarquia Portuguesa tal como ela é, de D. Afonso Henriques a D. Miguel. Tudo o que vai além disto, ou são erros, ou são fantasias.

Anónimo disse...

Monarquia Tradicional e Absolutismo, o que distingue ambas?

VERITATIS disse...

A Monarquia tradicional é a Monarquia absoluta, a que os liberais-iluministas dos séculos XVIII e XIX depreciativamente qualificaram de Absolutismo.

No blogue VERITATIS existem 44 publicações sobre a Monarquia e 18 publicações sobre o Absolutismo, onde os assuntos estão suficientemente explicados. Recomendo que as leia e medite honestamente.

isabel Lopes disse...

Não concordo com uma monarquia absolutista isso é uma ditadurs

VERITATIS disse...

Isabel Lopes,

Monarquia absolutista não existe; o que existe é Monarquia absoluta.

https://accao-integral.blogspot.com/2015/07/absoluto-e-absolutismo.html

Ditadura é outra coisa.

https://accao-integral.blogspot.com/2019/07/salazar-nao-foi-ditador.html