No mesmo dia [6 de Novembro], ano de 1632, se colocou no mais alto lugar do frontispício de um dormitório do Real Mosteiro de Alcobaça, uma figura de vulto do Santo e invencível Rei Dom Afonso Henriques: Era já perto da noite quando se acabou de assentar, e pouco mais de uma hora depois, se viu, com grande admiração dos Religiosos e dos moradores da Vila, que da parte do mar vinha correndo um grande globo de fogo para a figura, na mesma altura dela, mostrando claramente que a buscava, e tanto que chegou, parou sobre a Coroa do glorioso Rei, sobre a qual se desfez, deixando o ar alumiado por bom espaço: Fizeram-se vários juízos sobre esta maravilha, parece que acertaram melhor os que disseram que quisera o Céu coroar aquela Cabeça com os resplendores que lhe faltavam e se deviam, às excelentes virtudes e religiosas acções daquele grande herói, não menos Santo que valeroso.
Pe. Francisco de Santa Maria in «Ano Histórico, Diário Português: Notícia Abreviada de pessoas grandes e coisas notáveis de Portugal», 1744.
3 comentários:
6 de Novembro é ainda o dia em que se celebra a solenidade do Beato Nuno de Santa Maria.
As nossas lendas são fabulosas!
Ana Costa,
Este acontecimento prodigioso tem tanto de "lenda" quanto o Milagre do Sol. Ambos foram testemunhados por muitíssimas pessoas (centenas em Alcobaça e milhares em Fátima). Pode não acreditar neles, mas não lhes pode chamar lenda.
Cumprimentos.
Enviar um comentário