Aniversário de D. João III e de D. José I


No mesmo dia [6 de Junho], ano de 1592, nasceu no Paço da Alcáçova de Lisboa, o Príncipe Dom João, que depois III do nome foi Rei de Portugal, filho d'El-Rei D. Manuel e de sua segunda mulher a Rainha D. Maria. Ao tempo do seu nacimento se desatou uma terrível tormenta de chuvas, relâmpagos, trovões e raios, qual nunca haviam visto os antigos.


Neste mesmo dia [6 de Junho], ano de 1714, nasceu em Lisboa o Senhor Dom José, Príncipe do Brasil, filho d'El-Rei Dom João V, nosso Senhor, e da Rainha D. Mariana de Áustria. Foi baptizado pelo Cardeal da Cunha, Capelão mor, Inquiridor Geral; Padrinho Luís XIV, Rei de França, de que foi procurador o seu Embaixador Extraordinário o Abade de Mornay; Madrinha a Infanta D. Francisca, com procuração da Imperatriz Amália.

Pe. Francisco de Santa Maria in «Ano Histórico, Diário Português: Notícia Abreviada de pessoas grandes e coisas notáveis de Portugal», 1744.

2 comentários:

SARA disse...

Cada um conta a História como mais lhe convém...Lamentável as pessoas não pensem na Pátria com Amor e muitas vezes e não saibam ver com verdade os que mais o nosso Querido Portugal!

VERITATIS disse...

Sara,

Ao tomar o todo pela parte, acaba por errar e ser injusta na apreciação. É certo que não são muitos, mas ainda há quem ame a Verdade, quem ame Portugal e quem conte a História com verdade.