Profecia do descobrimento e comércio da Índia


Neste dia [9 de Agosto], ano de 1505, seis anos depois do descobrimento da Índia no Reinado d'el-Rei Dom Manuel, se acharam na Serra de Sintra, junto do mar, três colunas de pedra quadradas com letreiros Romanos, que em grande parte se não puderam ler, por estar a letra gastada do tempo; e em uma se leram com trabalho uns versos Latinos, cujo título dizia:

...Decretum
Sibil. Vaticinum Occidiis.

Os versos eram os seguintes:

Volventur saxa litteris, & Ordine rectis
Cum videas Oriens Occidentis Opes:
Ganges, Indus, Tagus (erit mirabile visu!)
Merces commutabit suas uterque sibi.

Os versos não estão mui certos e a causa é porque não se puderam ler melhor. A declaração é: Revolver-se-ão as pedras com as letras direitas e ordenadas, quando tu Oriente vires as riquezas do Ocidente; O Rio Ganges, Indo e Tejo (coisa maravilhosa!) trocarão entre si suas mercadorias. São muito célebres estes versos em Itália e só em Portugal se duvida da verdade deles; afirmando Pedro Apiano, insigne Matemático, no seu livro onde trata dos letreiros antigos da Europa, logo no princípio, que ele viu as colunas com seus olhos, e leu os sobreditos versos escritos em caracteres Romanos.

Pe. Francisco de Santa Maria in «Ano Histórico, Diário Português: Notícia Abreviada de pessoas grandes e coisas notáveis de Portugal», 1744.

Sem comentários: