Holocausto


Holocausto. Deriva-se do Grego Holos (Todo) e caustos (queimado). Era um sacrifício em que consumia o fogo toda a vítima, que ofereciam os Hebreus. Nos seus holocaustos, ofereciam os particulares um boi, um cordeiro e um cabrito; os dois últimos não haviam de ter mais de um ano, podia o boi ser de mais anos. Depois de degolados, borrifavam os sacrificadores com o sangue destas vítimas o altar, lavavam-nas muito bem, e as faziam em postas, e as salpicavam com sal, e as punham sobre o altar, em que já estava aceso o fogo. Também lavavam os pés e as entranhas dos ditos animais, e lançavam tudo no fogo, excepto as peles que ficavam para os sacrificadores. Os Autores Eclesiásticos dizem Holocaustum, i. Neut. Tomando as brasas do Altar dos Holocaustos. Varela, Num. Vocal, pág. 525. Os sacerdotes sacrificam a Deus o diviníssimo Holocausto de Seu próprio Filho. Vieira, Tom. 9, pág. 245.

Pe. D. Rafael Bluteau in «Vocabulário Português e Latino», Tomo IV, 1713.

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma das mais interessantes publicações a este propósito já o autor do blogue a tinha colocado aqui, há já algum tempo, mas não a consigo agora encontrar. Dizia respeito à insolência dos Hebreus a respeito do Holocausto e de como eles próprios, sequiosamente, se fizeram as vítimas sacrificiais, no lugar das oferendas puras e sem pecado. Seria interessante recuperar essa publicação.

VERITATIS disse...

Não me lembro de nenhuma publicação a esse respeito, a não ser o comentário que deixei aqui: http://accao-integral.blogspot.com/2022/01/breve-discurso-contra-heretica-perfidia.html. Suponho que seja isso a que se esteja a referir.

Peço-lhe encarecidamente que não volte a deixar um comentário anónimo, que já não são permitidos no blogue desde 2020. Repare: se houver 10 comentários anónimos, eu não sei se estou a falar para 10 pessoas diferentes ou se para uma pessoa que escreveu 10 comentários, etc. Mas se desejar manter o anonimato pode sempre usar um pseudónimo, há quem faça isso. Assim as coisas tornam-se mais fáceis para todos.