Paganismo


Paganismo é o estado religioso em que vivem os povos que não conhecem o verdadeiro Deus. Adoram falsas divindades e seguem uma moral de harmonia com os erros grosseiros que às suas paixões agradam. Os homens tiveram sempre a ideia de um Deus; como não O conheciam, prestavam culto ao que eles julgavam ser Deus. Antes de Jesus Cristo, só os Israelitas adoravam o verdadeiro Deus, porque só a eles Deus se tinha revelado. Os povos que não conhecem Jesus Cristo continuam a viver no paganismo.

Pe. José Lourenço in «Dicionário da Doutrina Católica», 1945.

4 comentários:

João Bastos disse...

E qual será, afinal, o verdadeiro problema do paganismo? Não ter um só deus? Pobre argumento. Não deixa também de ser curioso que se mostre uma fotografia de um índio e não a de um general romano ou pensador grego, esses que «seguem uma moral de harmonia com os erros grosseiros que às suas paixões agradam». Enfim.

VERITATIS disse...

João Bastos,

Não há um paganismo, mas vários paganismos, tantos quanto a imaginação humana pode inventar. E o problema do paganismo é mesmo esse; trata-se de uma forma de liberalismo religioso: em vez de ser a Realidade divina que se impõe ao Homem, é o Homem que constrói a Realidade divina. A fé deixa de ter um carácter objectivo, para se tornar numa expressão subjectiva do indivíduo na procura de respostas às perguntas que lhe apresentam a Vida, a Morte, a Criação, etc. Veja ou reveja: «No subjectivismo, é a razão que constrói a verdade: deparamo-nos com a submissão do objecto ao sujeito. Este passa a ser o centro de todas as coisas. As coisas não são mais o que são, mas o que se pensa delas. O homem passa a dispor da verdade conforme a sua vontade: a este erro chama-se idealismo no plano filosófico, e liberalismo no plano moral, político e religioso. Como consequência, a verdade será diferente conforme os indivíduos e os grupos sociais. A verdade torna-se necessariamente compartilhada. Ninguém pode pretender tê-la exclusivamente na sua integridade; ela faz-se e procura-se sem descanso» (http://accao-integral.blogspot.com/2017/09/subjectivismo.html)
E ao contrário do que possa pensar, os grandes filósofos da Antiguidade (como, por exemplo, um Aristóteles) estão mais próximos da fé cristã católica do que do neo-paganismo new age.

João Bastos disse...

Não vai publicar a minha réplica?

VERITATIS disse...

João Bastos,

Antes de responder, quero relembrar que o erro não tem direito à liberdade de acção. Por isso oponho-me à liberdade de expressão. Não sou liberal.

A sua réplica não foi propriamente uma réplica, pois limitou-se a negar aquilo que eu tinha afirmado anteriormente, sem apresentar argumentos. Além disso, acrescentou novos erros aos antigos. Ou seja, não há condições para debate.