Numa época em que Portugal se vê invadido por carnavais brasileiros, vale a pena recordar o nosso Entrudo, através de uma bela música tradicional da Beira Baixa:
Entrudo vem do latim introitu, que quer dizer entrada. O Entrudo corresponde assim aos três dias de entrada ou que precedem a Quaresma. Como sinónimo de Entrudo existe também a palavra Carnaval, que é de origem mais recente, provindo do italiano Carnevale, e referindo-se às carnes especialmente consumidas nos dias de Entrudo. Por esse motivo, em Portugal é comum chamar-se Terça-Feira Gorda ao dia de Carnaval.
6 comentários:
Ora lá está! Nem mais.
Aqui nas aldeias ainda é o entrudo que se faz. O carnaval é quase apenas representado pelas crianças das escolas. Há poucos anos via-se nas aldeias gente coberta com lençóis brancos, e disfarces, que andavam pela aldeia a pregar partidas e sustos. Fazia-se o funeral do burro, e coisas assim.
Caro Pedro,
Obrigado pelo seu comentário.
Desconheço o funeral do burro. Em que consiste?
Cumprimento.
Em Goa também festejamos o carnaval com festas e Entrudo. A palavra 'Entrudo' usam-se vulgarmente que tornou a ser "Intruz' em Concanim, a língua local.
As festas começam no Sábado de tarde chamando-lhe 'Sabado Gordo'. João
Infelizmente, meus amigos, o espírito do Entrudo genuíno vai-se esfumando entre as novas gerações. Dou-lhes um exemplo que me entristece: tenho um filho na primária a quem as professoras pediram que levasse um fato de super-herói, como todas as restantes crianças, para desfilar pela vila. Creio que as próprias professoras ignoram - ou desprezam - as raízes pagãs da celebração, ligada à sã e benfazeja vida humilde do trabalho agrícola e do contacto com a terra e a lavoura. Isto tudo aponta para a degenerescência da nossa sociedade, que esquece as suas raízes e história e adopta até as tradições de outras... Sic transit gloria mundi.
José Mendonça
José Mendonça,
Tem a certeza das raízes pagãs do Entrudo? Já viu que Entrudo quer dizer entrada e que o seu dia é na véspera da Quaresma? E também já viu que o Entrudo termina sempre com a morte ou queima de algo que simboliza todos os pecados colectivos cometidos no ano anterior? Acrescente-se ainda que a Quaresma é a época por excelência em que se faz penitência dos nossos pecados. Por tudo isto, creio que o Entrudo liga perfeitamente com a Quaresma, e portanto, parece mais cristão do que pagão. Não vejo como as diabruras dos chocalheiros e a queima do "Bicho" se possa relacionar com a natureza, a agricultura, etc.
Ora aqui estou novamente por causa do enterro do burro... O problema é que não me consigo lembrar se era uma procissão, enterro ... Tive a oportunidade de perguntar a uma familiar, mas passou-me.
O José estava a dizer das raízes pagãs unidas a coisas salutares etc.. e quero comentar que as coisas pagãs que ficaram como católicas, são aquelas que coincidem com o catolicismo e que o catolicismo completa ou expurga. O paganismo por si mesmo não dá sentido ou credibilidade a coisa alguma.
Cumprimentos a todos.
Enviar um comentário