Do "provincianismo"

Coletes Amarelos.

A hipnose do estrangeiro é um dos característicos distintivos [dos provincianos]. A hipnose das cidades é outro sintoma de provincianismo. Tudo que se faz em Paris, por estúpido que seja, é motivo de gesto igual para os macacos da Europa.
Quando foi da guerra, como em França se constituísse uma coisa a que se chamou Union Sacrée, logo que os idiotas de cá simularam a mesma atitude não puderam deixar de simular também o mesmo nome – chamaram-lhe União Sagrada. Não tiveram invenção para mais. E, como houvesse uma Croisade des Femmes Françaises, a idiotice correspondente passou a chamar-se Cruzada das Mulheres Portuguesas, como se não houvesse dicionário. Do mesmo modo, os parvos que arreatam a nossa proletariedade, como encontraram uma Confédération Générale du Travail já baptizada em França, não levaram a imaginação além de traduzir esse nome. Não queríamos que esses pseudo-homens buscassem conscientemente um nome português que para eles isto é a "região portuguesa" daquilo a que – com a ingenuidade natural em quem não sabe ler, mesmo não sendo analfabeto –, chamam a "humanidade". Mas gostávamos de ver o cérebro – até o cérebro deles – usado para mais que para equilibrar pelo peso o cabide natural do chapéu.

Fernando Pessoa in «Da República», 1979 (póstumo).

1 comentário:

VERITATIS disse...

Nota: Apesar da crítica justa, não concordo que provincianismo seja o termo mais adequado para classificar aquilo que no fundo é apenas cosmopolitismo e estrangeirismo (ou francesismo).