Falácia genética


Chama-se falácia genética ao erro lógico que consiste em aprovar, ou desaprovar algo, baseando-se unicamente na sua origem. Esquema:

Pessoa A apresenta argumento X.
Pessoa B diz que argumento X é falso porque teve origem em Y.

Este tipo de raciocínio é falacioso, uma vez que não avalia a verdade ou a falsidade do argumento apresentado, mas rejeita, ou aprova, apenas por algo que é acidental ao próprio argumento.

6 comentários:

Anónimo disse...

Por gentileza, será que o Reaccionário podia dar alguns exemplos?

Eu disse...

Acho que falta algo. O mesmo erro pode ser ao contrário: algo afirmado é dado como verdadeiro porque foi dito por esta ou aquela pessoa, ou entidade. (exceptuemos quando se trata da revelação Divina, e da infalibilidade de quem a tem).

VERITATIS disse...

Anónimo,

Posso, com certeza. De momento lembro-me destes exemplos:

1. O Cristianismo é mau porque surgiu no Médio Oriente (ou: O Cristianismo é bom porque surgiu no Médio Oriente).

2. A guilhotina é má porque foi inventada por um maçon (ou: A guilhotina é boa porque foi inventado por um maçon).

VERITATIS disse...

Caro Pedro Oliveira,

Nesse caso creio que será a "falácia de apelo à autoridade". Obrigado por lembrar.

Ilo disse...

Não deixa de ser curioso que, mais acima, isto é, contemplando a ordem transcendente, a lógica já não seja falaciosa, mas exprima a única Verdade: algo é ultimamente Bom porque a sua origem é em Deus.

VERITATIS disse...

A falácia está em dar algo como verdadeiro, ou falso, baseando-se unicamente na sua origem. Mas claro que para Deus isto não se aplica, seria impossível aplicá-lo, porque em Deus não há contradição. Sendo Ele o Sumo Bem, a Suma Verdade, tudo o que d'Ele advém é necessariamente bom e verdadeiro. Nós humanos é que estamos sujeitos à imperfeição, à contradição, ao erro e, portanto, à argumentação falaciosa.