Salazar não foi ditador?

Numa tentativa de suavizar o aspecto do Estado Novo, dizem alguns revisionistas que este nunca foi uma ditadura, mas antes um governo democrático com uma certa tendência autoritária. E reforçam a sua ideia, dizendo que constitucionalmente o regime nunca se chamou de ditadura. É evidente que não, mas também nunca se chamou de governo com certa tendência autoritária, democracia autoritária, nacional-democrático, ou outras tolices que queiram inventar. Contudo, sobretudo até 1945, nunca houve problema em chamar Salazar de ditador, até porque a palavra ditadura não tinha a conotação negativa que muitos hoje atribuem. Ora vejamos como Salazar era retratado na época da sua chegada ao Governo:


A palavra ditadura tem origem na Antiga Roma. O ditador (do latim dictator, "aquele que dita") era o magistrado romano que, em circunstâncias excepcionais, concentrava em si todos os poderes públicos. Era nomeado em situações graves e de emergência, por decisão do Senado.
Ora Salazar, numa situação grave e excepcional, não foi convocado pelo Exército a governar Portugal com autoridade quase absoluta? Pois, então, parece-me que a designação "ditadura" se aplica muito bem ao governo de Salazar. Com o Legítimo ausente e a desordem instalada, coube a Salazar segurar as rédeas do Estado. Tratou-se, por isso, de uma ditadura, no exacto sentido do termo. Tenhamos, então, a coragem de chamar as coisas pelos próprios nomes. A bem da verdade e da coerência intelectual.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu chamo-lhe o salvador da Pátria.

Anónimo disse...

Salazar era a favor da Republica. O seu Lema não é Deus, Pátria, Rei?

VERITATIS disse...

Salazar disse: «Sinto que a minha vocação é a de ser Ministro de um Rei Absoluto».

Esse assunto já foi devidamente tratado aqui no blogue. Dou como exemplo este texto do Capitão Luís Fernandes:

http://accao-integral.blogspot.com/2018/02/o-estado-novo-nao-era-republicano.html