D. Carlota e D. Miguel, vítimas da Maçonaria


No ano de 1865, as Historischen Politischen Blatz, volume IV, pág. 45, documentadas no texto original das Instruções Maçónicas do Grande Oriente Espanhol-Egípcio, imprensas em Córdoba, 1823, pág. 62, publicaram um sumário das Instruções do Grande Oriente Espanhol ao Grande Conselho de Portugal sobre o plano secreto de perseguição contra D. Miguel e a Rainha. Reproduzimos os pontos essenciais:
Artigo IV. Torna-se necessário alcançar o meio de abrir a correspondência da Rainha, para dar parte ao Soberano Conselho e ao Grão-Mestre, do que nessa correspondência se contiver, cujo conhecimento possa ser útil aos interesses da Ordem.
Artigo VI. Carecem os nossos irmãos em Portugal de atrair o diplomata P. [Conde de Palmela], que é o homem de estado que mais se inclina para o parlamento inglês. Todos os outros são já inimigos da Rainha e de seu Filho. Não temos, portanto, nada que temer, e quando chegar o momento propício, tudo estará preparado para o restabelecimento da Constituição.
Artigo VIII. Aconselhamos os nossos irmãos em Portugal a alimentar a discórdia e a desarmonia entre D. João VI e a sua Esposa, e recomendamos em especial que vigiem todos os passos da Rainha e as suas conversas com o Infante D. Miguel, o que tudo deverá ser feito com a máxima prudência e perspicácia. Devemos ser postos ao facto de qualquer ocorrência que mereça importância.

Arthur Herchen in «Dom Miguel I, König von Portugal: sein Leben und seine Regierung», 1908.

Sem comentários: