Pascoela de 1506: tumulto fatal em Lisboa


No mesmo dia [19 de Abril], em que então caiu o Domingo da Pascoela, ano de 1506, sucedeu em Lisboa um dos mais horríveis casos que contam as Histórias. Celebrava-se na Igreja de São Domingos certa festa, a que assistia grande multidão de povo, e sucedendo representar-se um como reflexo de luz na Imagem do Santo Crucifixo, que na mesma Igreja se venera, se dividiram os circunstantes em pareceres diversos: Uns afirmaram que era milagre, outros o duvidavam, e destes um era notoriamente conhecido por Cristão-novo, circunstância que bastou a levantar no povo tanto rumor e indignação, que pegando dele pelos cabelos, o levaram ao meio da praça do Rossio e o mataram e queimaram, com tão excessiva presteza como impiedade. A este desatino acresceu outro, não menor, qual foi, saírem dois Religiosos à mesma praça com um Crucifixo, clamando sobre os inimigos da Fé; Como se esta se achasse naquele caso ofendida, ou se ainda na suposição da ofensa, se pudesse proceder ao castigo por meios tão injustos e violentos, sem serem ouvidos, nem convencidos, os que reputavam Réus. Com aquelas vozes cresceu a multidão, cresceu a ousadia, e junto já um corpo de quinhentos homens do mais vil da Cidade, em que entravam muitos Holandeses, que nela se achavam, gente, naqueles tempos, tão inculta e abatida, como depois industriosa e soberba, começaram a fazer uma cruel carniçaria em todo o género de Cristãos-novos, sem distinção de sexo ou de idade. Homens e mulheres, velhos e moços, todos eram improvisamente feitos em pedaços e queimados em grandes fogueiras, que a esse fim levantaram nas praças da Ribeira e Rossio. Aos que se fechavam nas casas, lhe rompiam as portas, e das Igrejas, onde os levava o temor da morte, tiravam a muitos, arrancando-os dos Sacrários e das Imagens sagradas com que estavam abraçados. A muitos meninos de peito, dividindo-lhe tão forte, como inumanamente as pernas, abriam pelo meio: A outros esmagavam nas paredes. Eram levadas famílias inteiras e sem distinção lançadas no fogo promiscuamente, uns vivos, outros já mortos. Na volta dos Cristãos-novos, entraram muitos que o não eram: Porque bastava que algum dos que andavam no tumulto lhe desse aquele nome, para que, sem mais exame, fossem logo mortos e queimados. Entre tantas crueldades não se esqueciam de meter a saco as casas dos miseráveis pacientes, roubando quanto achavam, principalmente os estrangeiros, que nesta ocasião satisfizeram não menos a cobiça que a fereza. Durou o tumulto três dias, crescendo a mais de mil e quinhentos o número dos agressores, e o dos mortos a mil e novecentos, sem haver quem pudesse parar esta impetuosa e arrebatada corrente. Havia peste em Lisboa, e estavam fora dela, não só as pessoas Reais, se não também em grande parte os Fidalgos e Ministros, e os poucos que nela ficaram, trataram mais de fugir que de conter aquele furor, parto, sem dúvida, das fúrias infernais. Deram esta triste nova a El-Rei Dom Manuel, indo de Abrantes para Beja visitar sua mãe, a Infante Dona Brites, e logo rompeu em grandes demonstrações de sentimento e não menores de indignação. Mandou que fossem presos e condenados à morte todos os que se achassem culpados, o que se executou em grande número, principalmente dos naturais: Porque os estrangeiros quase todos souberam prevenir o castigo com a fugida, e cheios de roubos, navegaram para as suas terras. Aos dois Frades, que foram o principal incentivo daquela diabólica comoção, degradaram das Ordens e foram queimados em praça pública; Privou El-Rei a Cidade de Lisboa de seus privilégios e isenções, queixoso justamente dos que entraram no tumulto e também dos que, podendo reprimir e rebater os primeiros ímpetos do povo, se houveram com tanta frieza, que mais pareceu afectação do que temor.

Pe. Francisco de Santa Maria in «Ano Histórico, Diário Português: Notícia Abreviada de pessoas grandes e coisas notáveis de Portugal», 1744.

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