Cremação


Cremação é o acto de queimar cadáveres. É reprovada pela lei eclesiástica. Se alguém mandar que o seu corpo seja queimado, é ilícito fazer-lhe a vontade e não se executa o seu testamento (C. 1203). Não tem sepultura eclesiástica (C. 1240). São excomungados os que mandarem ou coagirem a dar-lhe sepultura eclesiástica (C. 2339). A Igreja quer que respeitemos os cadáveres que foram habitação de Deus pela graça e que um dia hão-de ressuscitar. Condena, a não ser em casos raros (peste, guerra, etc.), a cremação por ser contrária aos costumes cristãos que vêm dos Apóstolos e por muitos promoverem a cremação negando a existência da outra vida.

Pe. José Lourenço in «Dicionário da Doutrina Católica», 1945.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já estive conversando com padres a esse respeito e eles dizem que não se pode queimar para jogar ao vento, como oferenda a não sei o que mais mas não repudiam tal ato. A igreja de verdade está correta em valorizar a matéria e templo do espírito que um dia há de estar gloriosa junto a Deus.

Rafael Sanches disse...

Já estive comversando com padres sobre esse assunto mas nenhum condena a cremação, dizem que se deve evitar fazer oferendas com as cinzas, jogar na natureza, etc. A igreja de verdade tem total razão ao valorizar a matéria e templo do espírito que um dia poderá estar gloriosa junto a Deus.