Mons. Lefebvre sobre "O drama do fim dos tempos"


As páginas que se seguem, escritas pelo Reverendo Padre Emmanuel, Prior do Mosteiro de Mesnil-Saint-Loup, têm cem anos. Foram redigidas em 1884-1885 e são agora publicadas em 1985.
O Reverendo Padre Emmanuel é um teólogo, mas a sua doutrina está totalmente orientada à vida espiritual. A sua alma abrasa no desejo de comunicar a verdade às almas, de conduzi-las a louvar a Deus, de santificá-las ao modo de São Bento, que queria fazer de seus monges bons cristãos, isto é, discípulos de Jesus Cristo.
A leitura destas páginas sobre a Igreja entusiasma, sente-se nelas o sopro do Espírito Santo. Algumas delas são mesmo proféticas, quando descrevem a Paixão da Igreja. O ano de 1884 foi também o ano em que Leão XIII redigiu o seu exorcismo pela intercessão de São Miguel Arcanjo, que anuncia a iniquidade no Trono de Pedro.
Alguns anos antes o Papa Pio IX fazia publicar as Actas da seita maçónica da Alta Venda, que são verdadeiras profecias diabólicas para o nosso tempo.
O Reverendo Padre dá pormenores surpreendentes sobre o indiferentismo religioso, que corresponde exactamente à heresia ecuménica dos nossos dias. Que teria ele dito e escrito se tivesse vivido na nossa época? Através dos seus escritos, ele nos alenta a permanecer firmes na fé da Igreja Católica e a rejeitar os compromissos que minam a sua liturgia, a sua doutrina e a sua moral. O exemplo do seu apostolado na paróquia de Nossa Senhora da Santa Esperança do Mesnil-Saint-Loup permanece um testemunho do seu zelo e de sua santidade.
Queira Deus que estas páginas tenham uma ampla difusão por intercessão de Nossa Senhora da Santa Esperança. Que Ela se digne abençoar aos leitores e editores.

D. Marcel Lefebvre in prefácio a «O drama do fim dos tempos», 1985.

Sem comentários: