Da Grande Apostasia e a Segunda Vinda de Cristo


Hoje em dia há quem, certamente, viva mal; mas surgiu um problema mais grave, porque estamos nos últimos tempos... E a Fé é novamente questionada... Estamos tentados na Fé..., duvida-se, luta-se, perde-se a Fé... O qual também está profetizado que ocorreria...
O destino do povo judeu, profetizado na parábola [do banquete nupcial] com terrível precisão por Cristo, é uma coisa actual e de suma importância.
Este destino do povo judeu é a maior tragédia da história; o próprio Cristo o disse, comparando-o com o Dilúvio e também com a situação dos últimos tempos, ou seja, com a Grande Apostasia.
A causa da prevaricação judaica foi a corrupção da religião, o farisaísmo.
Esta situação deve mover-nos a uma grande compaixão; mas também a um grande temor respeitoso, pois a judaização do Cristianismo, que vemos hoje em dia, é simplesmente uma corrupção, que não é outra coisa do que a apostasia anunciada por São Paulo.
O grave e actual do assunto é que, assim como os judeus erraram em relação à Primeira Vinda de Cristo, os cristãos errarão em relação à Segunda Vinda de Cristo.
Está previsto que errarão... A Grande Apostasia, profetiza São Paulo, antes da Parusia.
E o mais grave é que a Nova Teologia:
1º Nunca se lembra da Grande Apostasia.
2º Não tem em conta a Segunda Vinda de Cristo.
3º Tem como um dogma incontestado que a Igreja e o mundo têm sempre que progredir.
Tudo isto não é apenas um erro de Fé, mas um disparate ante a razão. Não vale a pena substituir a esperança na Parusia, que é um dogma de Fé, por semelhante dislate.
E por isso, o perigo actual não é tanto a vida imoral que leva a maioria dos católicos (o qual é bem certo e lamentável), mas sim o perigo de vacilar na Fé.
Ora bem, se está prevista a Grande Apostasia, então o que podemos fazer?
Está profetizado que muitos vacilarão na Fé; mas não está predito que cada um tenha que vacilar na Fé... Isso depende de cada um...

Pe. Juan Carlos Ceriani in «Sermão do 19º Domingo depois de Pentecostes», 16 de Outubro de 2022.

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