No mesmo dia [20 de Janeiro], ano de 1551, nasceu em Lisboa El-Rei Dom Sebastião, filho do Príncipe Dom João e da Princesa Dona Joana. Sobrevieram as dores à Princesa pela meia-noite, e logo a Cidade toda se comoveu, e sem detença se fizeram públicas preces pelo bom sucesso do parto, que sucedeu pelas oito horas da manhã; Uma velha, algumas horas antes, entrou em São Domingos, e fez assentar no Livro da Confraria do Senhor Jesus ao Príncipe Dom Sebastião, antevendo (como mostrou o efeito) o nome e o sexo do mesmo Príncipe, que ainda não era nascido naquela hora.
Pe. Francisco de Santa Maria in «Ano Histórico, Diário Português: Notícia Abreviada de pessoas grandes e coisas notáveis de Portugal», 1744.
1 comentário:
Ordem Militar de São Sebastião, dita da Frecha:
Nascido a 20 de Janeiro de 1554 (dia da celebração litúrgica anual de S. Sebastião), razão pela qual foi baptizado com este nome, El-Rei D. Sebastião teve uma constante e extraordinária preocupação em representar as setas ou frechas que martirizaram S. Sebastião em tudo aquilo que simbolicamente fosse representativo do Poder Régio e da sua própria pessoa como Rei .
Enviar um comentário