Americanização


Em nome de uma ideologia perniciosa e anti-europeia, os Estados Unidos, na guerra de 1914-1918, instalaram-se na Europa, acotovelando toda a gente, impondo-se a toda a gente, com os seus modos descorteses de novos-ricos. A Europa deixou. O resultado está à vista de todos. Aí os temos a querer governar-nos, a querer impor-nos as suas concepções de forjadores de absurdos, a querer, numa palavra, a americanizar-nos.

Alfredo Pimenta in «Três Verdades Vencidas: Deus, Pátria, Rei», 1949.

2 comentários:

Kal-El disse...

Uma grande verdade. Acrescentando a dialética Soviética e a subversão económica Chinesa das últimas décadas, a A América foi sem dúvida a principal nação usada pelos tecnocratas durante os séculos XX e XXI para a sua tão aclamada Globalização.
Pedia ao autor do Blog que recomendasse que obras, filosofias e personalidades deveriam os portugueses ter em consideração, de forma a recuperar as suas raízes Lusófonas e a desamericanizar-se, livrando-se de uma cultura abstrata que nos dias de hoje é bastante comum...
Cumprimentos

VERITATIS disse...

As minhas recomendações são: Conhecer e deixar-se guiar pelo bom exemplo dos nossos avós, ser um bom Católico fiel à Tradição e um bom Português fiel aos nossos antepassados. A nível de bons autores, só os pré-liberais são totalmente fiáveis. Recomendo também que continue a acompanhar o VERITATIS e que tenha em atenção que a Moral precede sempre a Política:

http://accao-integral.blogspot.com/2019/08/a-moral-tem-de-preceder-politica.html

Cumprimentos.