O Ministério da Verdade


O Ministério da Verdade – Miniver em Novilíngua – era extraordinariamente diferente de qualquer outro objecto à vista. Era uma enorme estrutura piramidal em betão branco cintilante, erguendo-se, terraço após terraço, 300 metros no ar. De onde o Winston estava, era possível ler, destacado na parede branca, em letras elegantes, as três máximas do Partido:

GUERRA É PAZ
LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
IGNORÂNCIA É FORÇA

Dizia-se que o Ministério da Verdade tinha três mil salas acima do nível do solo, e as ramificações correspondentes abaixo. Espalhados por Londres, havia somente outros três edifícios de aparência e tamanho semelhante. Eles ofuscavam completamente a arquitectura da cidade, que do telhado das Mansões Vitória, era possível ver os quatro em simultâneo. Eram as sedes dos quatro Ministérios, entre os quais todo o aparato governamental estava dividido. O Ministério do Verdade, responsável pelas notícias, entretenimento, educação e artes plásticas. O Ministério da Paz, responsável pela guerra. O Ministério do Amor, que mantinha a lei e a ordem. E o Ministério da Abundância, responsável pelos assuntos económicos.

George Orwell in «Nineteen Eighty-Four», 1948.

2 comentários:

Polícia disse...

Polícias e militares já não podem dizer tudo nas redes sociais. Posts vão ser fiscalizados.
Caso sejam detectados comentários racistas, xenófobos ou que promovam outro qualquer tipo de discriminação, a inspectora-geral da Administração Interna diz que estes têm de ser "sancionados a nível disciplinar".

https://magg.sapo.pt/atualidade/atualidade-nacional/artigos/policias-e-militares-ja-nao-podem-dizer-tudo-nas-redes-sociais-posts-vao-ser-fiscalizados

Redes Sociais disse...

Nas últimas semanas, o YouTube, Reddit e Facebook baniram vários canais e páginas que promovem discurso de ódio, mas o trabalho não está terminado.

https://www.publico.pt/2020/07/12/tecnologia/noticia/gigantes-online-lidam-discurso-odio-1924031